segunda-feira, 9 de julho de 2007
Affligem é uma abadia Beneditina cujo nome remonta a 1074. Apesar das convulsões que a região sofreu ao longo dos séculos, os religiosos sobreviveram, e com eles a velha “receita” desta cerveja, cuja comercialização se iniciou no século passado, graças à aliança entre os monges e a cervejeira De Smedt, também ela com pedigree de 2 ou 3 séculos.
Claro que a qualidade superior do produto resultante desta aliança deu origem à cobiça dos grandes colossos da cerveja mundial, e a Heineken é hoje a maior accionista, tendo contudo a Abadia salvaguardado os seus direitos por muito tempo, ao mesmo tempo que garantiu que a produção não saísse da Bélgica.
E a verdade é que a qualidade se mantém, enquanto que a divulgação mundial aumentou significativamente, graças ao que, por cá, vamos tendo com regularidade esta preciosidade, nomeadamente a Blond, sem dúvida a mais distribuída.
Aliás, foi a primeira que conheci, uma “loura” cor de mel, onde os aromas a fruta e a malte, e um sabor firme, onde as frutas e o malte se juntam a uma muito nítida e amarga nota de lúpulo, à mistura com citrinos, e que permanece nas papilas durante um bom bocado. O Abv de 6,8/7º pouco se faz notar, tal a leveza do líquido.
Das outras que conheço, a Dubbel (“morena” de dupla fermentação com idêntico Abv e um gasoso bastante evidente) e a Trippel (também alourada e que apresenta no copo um generoso colarinho branco imaculado e sabores muito semelhantes à sua irmã Blond, mas cujo Abv sobe até aos 8,5º), são, também elas, duas cervejas notáveis e a não deixar escapar.
Pena que os preços sejam pouco convidativos. Mas porque não dar 2 euros por uma excelente cerveja, se tanta vez se gastam 5 ou 6 num péssimo vinho?
Etiquetas: Affligem
posted by Vic at 7/09/2007 07:03:00 da tarde |
2 Comments:
« back home
Enviar um comentárioAt 12 de julho de 2007 às 00:12, DJ Bruto
Caro Vic,
está visto que também já te alistaste na corrente dos conversores!!! Também costumo utilizar uma analogia idêntica entre uma boa cerveja e um mau vinho. E se há boa cerveja para comparar estas Affligem são-no de certeza! A minha preferida acaba por ser a Triple mas as outras pouco lhe ficam atrás! Abraço,