Ruivas, Louras & Morenas

quinta-feira, 15 de julho de 2010
Apesar de muito atraso - para ser exacto, há muito que não participava nesta interessante iniciativa - achei extremamente aliciante o desafio lançado no mês passado na Ronda Cervejeira, e decidi participar, mesmo que o seu iniciador já tenha feito um resumo dos textos dos nossos compagnons de route que nela participaram.
O tema era a viagem cervejeira de sonho, independente da disponibilidade financeira de cada um.
Claro que a não existir esse “pequeno” óbice, a viagem perfeita seria, na opinião de muitos, uma quase volta ao mundo. Embora, naturalmente, haja sítios a evitar.
A cervejaria brasileira, tal como a americana, parece estar em plena ebulição, embora talvez por uma maior capacidade financeira, a americana apareça nos dias de hoje muito destacada. Depois, há a iniciativa. E quer gostemos mais ou menos dos americanos, nessa vertente são quase imbatíveis. Há cerca de ano e meio, tive conhecimento que um pequeno mas conhecido bar do Maine, o Ebenezer’s Pub, conseguiu que os manos Struise - na actualidade provavelmente os mais inovadores cervejeiros belgas - os fornecessem com a maravilhosa Black Albert de barril. Portanto, eles não se contentam em fazer coisas novas, querem coisas novas (e boas) feitas noutros pontos do globo (e não será esta a melhor forma de aprender?).
Aqui chegados, duas opções: ou uma viagem através do Brasil, em busca das suas micro-cervejeiras, ou uma subida de Los Angeles a Seattle, em busca do muito que de bom aí se faz.
Mas não, a minha escolha seria mais conservadora, e a opção, essa sim, a definitiva, iria partir de Barcelona, e iniciaria uma busca pelas novas micros catalãs, onde não poderia faltar, naturalmente, a Ca L'Arenys para experimentar a Guineu Riner na origem.
Depois, subiria França, que para muitos estará longe de ser um paraíso cervejeiro, mas para mim tem o encanto muito especial das suas biéres de garde, até chegar ao céu cervejeiro a Bélgica, pedaço de terra tão pequeno mas tão superpovoado de pequenas cervejeiras, a maior parte delas autoras de pérolas difíceis de igualar.
Obviamente, a orgia cervejeira teria que passar obrigatoriamente por, pelo menos 3 sítios na terra de Brel: a Abbaye de Sint-Sixtus, local de feitura da melhor cerveja do mundo, a Struise Browerij (onde quer que eles estejam)*, um fenómeno de criatividade e competência, e o Kulminator, talvez o melhor bar de cervejas do mundo, em Antuérpia.
É mais que evidente, a viagem seria longa e com grandes paragens. Ninguém bebe duas ou três Westvleteren e sai a conduzir. E levar alguém para servir de motorista e obrigado a ser abstémico em lugares destes, seria uma crueldade de que sou incapaz.
Muito haveria a dizer sobre uma tal viagem, mas corro o perigo de me tornar enfadonho: poderia dizer que, estando na Bélgica, seria imperdoável não ir ao Delirium, em Bruxelas, mas parece-me bem mais interessante o bar de Antuérpia. E sendo o território tão acanhado, uma passagem por Bruges, nem que fosse só pela maravilhosa cidade que é, mas aproveitando-se - já agora - para beber umas Brugse Zot, uma das minhas cervejas preferidas, sejam as “louras” ou as “morenas”.
Quem sabe, se o tempo permitisse, não fosse má ideia subir um pouco mais acima e trazer umas recordações nórdicas da sempre bem fornecida Cracked Kettle, em Amsterdam.

Etiquetas: , ,

 
posted by Vic at 7/15/2010 07:49:00 da tarde | 1 comments
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Há alturas em que um pequeno descanso é bem vindo, daí o interregno de alguns dias na postura de opiniões aqui por este cantinho. Assim descansamos todos: eu e os que me fazem o gosto de me ir acompanhando.
Entretanto, foi levado a cabo o 1º Concurso de Cervejas Caseiras, que pelo que li no local devido correu muito bem. Especialmente para o nosso amigo Edson que arrecadou dois prémios, sendo um deles o 1º lugar na categoria Stout, o que o deve ter deixado imensamente orgulhoso. É que para um principiante como ele se intitula, não é coisa de somenos. Parabéns, Edson!
Claro que os meus parabéns se estendem a todos os amadores cervejeiros participantes, que provaram que as coisas por cá afinal vão mexendo, e que há bons motivos para ter esperança numa evolução no panorama cervejeiro nacional.
Já agora, uma felicitação muito especial ao Bruno e ao Fernando, os grandes impulsionadores desta iniciativa, à qual, com muita pena minha, me não foi possível comparecer. Talvez para a próxima…
Agora, “a Cerveja do dia”. Chamo-lhe divertida, porque a sua “imagem” remete-nos para a nossa alegre meninice e aos contos infantis, uma vez que a imagem de marca da Cervejeira é um anão, ou gnomo, ou…qualquer daqueles seres da floresta, enfim. Se fossem azuis, até podiam ser strumpfes. Pois eles estão presentes nas garrafas da cerveja, nos copos, e deduz-se que alguma mãozinha deles tenha estado presente na feitura da bendita bebida.
Na verdade, e no caso em apreço trata-se de um Scotch Ale, o trabalho é excelente e o resultado é uma cerveja muito escura com raios rubi à contra-luz, e uma espuma intensa e extensa, pelo que o copo em forma de túlipa é, sem dúvida, o mais adequado ao uso.
Dos aromas e sabores, direi que se trata, para os meus olfacto e palato, de uuma cerveja excelentemente estruturada, com odores a frutos silvestres caramelizados e especiarias. Sabores complexos e adocicados. Outra vez as frutas selvagens e os caramelos. Belgas, claro, aquele sabor entre o chocolate e o café com leite. A gaseificação torna a bebida suave, de um beber facílimo, e os 8% de Abv são quase imperceptíveis.
É, portanto, uma cerveja muito equilibrada, muito agradável, com a vantagem de ter aquela qualidade que a aconselha tanto a dias estivais, como para os Invernos mais rigorosos.
Uma nota final para referir que esta cerveja é bastante comum em alguns dos nossos supermercados, e o seu preço - pouco mais de 4€ por uma garrafa de 0,75l - sendo bastante moderado, aponta-a como sendo uma boa aposta para o principiante que se quiser abalançar em aventuras diversas das vulgares lagers inodoras e insípidas.


Cervejeira: Brasserie D‘Achouffe, Bélgica
Vol/Alc: 8% Abv
Ano: 2007
Tipo: Belgian Strong Dark Ale
Copo: Tulip



Etiquetas: ,

 
posted by Vic at 5/28/2008 11:06:00 da manhã | 6 comments