segunda-feira, 14 de abril de 2008
Há alturas para tudo. Até para agradecer a generosidade involuntária. Até porque a gratidão é um sentimento…bonito, digamos. E a que vem isto agora, mais a mais, acompanhado de uma foto da divina Duvel?A explicação é simples: devo à Duvel a descoberta da verdadeira cerveja.
Na verdade, eu como muitos neste cantinho da Península, não esperava mais de uma cerveja, do que aquilo que uma “imperial” - sagres ou sb - podia dar: alguma frescura no verão, motivo para conviver uma horas com uns amigos, companhia para debates acalorados sobre futebol, política ou qualquer outro tema de conversa.
Mas certa vez ao passar por um supermercado, chamou-me a atenção aquela garrafa atarracada tão diferente das esguias portuguesas, e peguei-lhe. Li o rótulo e acho que pensei:”Hum, belga? Mas os belgas fazem cerveja? Deve ser para acompanhar os mexilhões e as batatas fritas: O quê? 8,5% de grau alcoólico? Mas isto é quase vinho!” Pus a garrafinha à contra-luz e observei. Olhei o preço:”Ena, muito mais cara que as nossas. Mas também, uma vez não são vezes. Porque não experimentar?”.
E pronto, foi assim que travei conhecimento com uma das mais extraordinárias cervejas produzidas por esse mundo fora, e para nosso prazer, divulgada o suficiente para nos chegar facilmente às mãos, bastando para tanto uma rápida deslocação ao supermercado mais próximo. Foi ela que me despertou a paixão pela cerveja, e a vontade de percorrer o mundo através da nobre bebida. Desde então, e tendo já experimentado um respeitável número de outras cervejas, nunca mais a exuberante loura de espuma interminável a transbordar a “tulipa” - que ostenta ela também orgulhosamente aquelas cinco letrinhas que perfazem o nome mágico - faltou no meu frigorífico, seja em garrafa de 33cl ou de 75 cl, seja Inverno ou Verão.
Perdão, minto. Verifico agora que se me acabaram, portanto, desculpem lá, mas vou ali ao supermercado num instante e já volto.
Cervejeira: Brouwerij Duvel Moortgat, Belgium
Vol/Alc: 8,5% Abv
Ano: 2007
Tipo: Belgian Strong Ale
Copo: Tulip
Nota - A Cerveja para Principaintes, volta quando eu regressar do supermercado!
Etiquetas: Duvel
posted by Vic at 4/14/2008 03:18:00 da tarde
|
2 comments




