Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 20 de maio de 2007

Se há nomes cujas origens despertam a curiosidade, esta Brugse Zot será, certamente, uma delas.
Um amigo, sabendo-me de viagem até Bruges recomendou-ma e como aquela era uma indicação a ter em muita conta, anotei-a.
A cidade, que já de si é uma obra de arte, apresentou-se-me num dia glorioso de sol, o que é para festejar por aquelas bandas, e para o almoço, sentei-me numa esplanada acolhedora, onde me apresentaram com presteza a lista. Claro que não comi mexilhões! Detesto mexilhões! Mandei vir um peixe - excelente - e na carta das cervejas…a surpresa: havia duas Brugse Zot, a loura e a dubbel (há ainda uma trippel, mas essa não constava). Ponderei e escolhi a dubbel.
É talvez das cervejas mais bonitas depois de deitada no copo: um colarinho alto e persistente, cobrindo um corpo de um belo castanho avermelhado. O aroma de caramelo chamava-me e o sabor a malte com especiarias e agradavelmente frutado é “guloso”, apesar dos seus 7,5º taxa alcoólica sejam para ter em conta, pese embora o facto de parecer não se fazer notar. Mas engana!
Este produto da micro-cervejaria local, De Halve Maan, é um exemplo. Excelente a cerveja, garrafa esguia com rótulo muito bonito e o contra-rótulo informativo.O copo em que é servida…está à vista: muito atractivo.


brugsezot

E o nome? Os habitantes de Bruges, são (ou eram) conhecidos na Flandres como os “Loucos de Bruges”. Ao que parece, a procissão do Sangue Santo era muito animada, talvez devido ao excesso de cerveja ingerida pelos participantes. Com efeito, trata-se de uma procissão muito peculiar ainda hoje, um verdadeiro espectáculo de diversão. Quando o Imperador Maximilian da Áustria tomou conta da Flandres em resultado do seu casamento com Mary da Burgundy, assistiu à tal manifestação e ficou impressionado. No dia seguinte, quando questionado pela população sobre a localização do novo manicómio, Maximiliano respondeu-lhes que poderia ser mesmo ás portas da cidade, uma vez que Bruges era uma cidade de loucos. E o manicómio acabou mesmo por ser erguido no século seguinte.
Como nota pitoresca, e uma vez que se fala de cerveja e de hospitais, que ainda hoje na Bélgica, os hospitais servem a bendita bebida aos seus doentes (acredito que não a todos).


**********

Etiquetas:

 
posted by Vic at 5/20/2007 10:24:00 da tarde |


0 Comments: