terça-feira, 7 de julho de 2009

As cervejas da St. Peters chegam-nos sempre nestas maravilhosas garrafas ovaladas e escuras, um design na verdade muito bonito. Na etiquetagem, uma informação precisa de tudo o que necessitamos saber sobre o líquido que vamos beber: a sua origem, composição pormenorizada, o seu grau alcoólico, e algumas pistas sobre a sua produção. Tudo inscrito de forma eficaz, mas a que não falta um toque de classe. É isso, esta cerveja é classe pura em todos os seus aspectos.
Referindo-nos mais especificamente ao líquido, este corresponde ao que anuncia o rótulo: uma porter elaborada segundo os cânones.
Quem gosta de porters - ou stouts - não passará indiferente por esta Old Style. Tem tudo o que se pede a uma cerveja deste estilo: o extraordinário colarinho persistente e de cor bronzeada, a fragrância a chocolates, o corpo escuríssimo a roçar o preto retinto. Depois, o sabor. Ah! A gula que o primeiro gole, fortíssimo de presença, nos deixa. É uma mistura de chocolates negros e cafés exóticos, numa mistura explosiva com carbonatação adequada, e uma suavidade quase extraordinária.
Quem vier à procura de uma Guinness desengane-se. Menos poderosa - o seu abv para nuns meros 5,1º contra uns bem mais expressivos 8º da sua universalmente conhecida “adversária” - é no entanto, e na minha opinião, mais marcante pela intensidade dos sabores. E quem conhece a Guinness sabe que já ela não é parca nesse aspecto.
Poderão alguns estar a perguntar-se porquê fazer uma comparação entre uma Porter e uma Stout. Mas na realidade, os estilos são muito semelhantes, pelo que não acho assim tão arriscada a comparação. Afinal, quantos não beberão a St. Peters Old Style Porter pensando estar na presença de uma Stout?
Enfim, uma Porter de cortar o fôlego pela qualidade e chorar por mais. Muito mais.
St. Peter’s Old Style Porter - **********
Copo: Pint Glass
Etiquetas: St.Peter's Old Style Porter
posted by Vic at 7/07/2009 07:29:00 da tarde
|
7 comments
