Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 11 de julho de 2010
Dois Locais de Cerveja...
Não há fome que não dê em fartura. Depois de muito tempo de marasmo, parece que, no que diz respeito a cerveja, algumas coisas vão mexendo por cá.E assim, pelo Algarve, mais precisamente na Estrada de Santa Eulália abriu uma Loja/Bar com uma boa variedade de cerveja estrangeira, a Beer Spot. O melhor cartão que poderia apresentar é a sua cerveja de barril, a Dominus, uma cerveja belga escura e intensa de que já aqui falei (a sua origem não engana, é a mesma das La Trappe). Refira-se que também tem loja on-line.
Ainda neste registo, é com muito agrado que refiro um restaurante/esplanada, o Fábulas, de estrutura invulgar - muito bonito, diga-se - situado na zona do Chiado, nos fundos de um dos prédios recuperados do incêndio e deixados quase em cru, como se vê nas imagens. No que diz respeito a cerveja, a oferta não é extensa, mas, pelo menos tem duas cervejas muito pouco divulgadas por cá, ambas da Meantime: a Chocolate Stout e a London Porter, esta em garrafas de 75cl. A merecer uma visita, até porque os “comes” são também muito agradáveis.

.....*****.....
....Um Novo e Excelente Blog...

Outra boa notícia é o “nascimento” de outro blog dedicado a estes assuntos, o “À Base de Cerveja”, do meu compagnon de route Barbas, grande amante da bela bebida e grande coleccionador de bases de copos, que no seu sítio, disserta sobre vários assuntos directamente relacionados com a nossa bebida preferida, pegando sempre numa das bases da sua colecção.
Curiosamente, o último tema leva-nos até à …3ª Guerra Mundial. Uma metáfora, pois claro, e que reflecte alguma da insensatez que por vezes nos possui, e que desta vez tomou conta dos mestres de duas cervejeiras - uma alemã, outra escocesa - que iniciaram (?) uma disputa sobre quem conseguiria a cerveja mais potente - em termos de teor alcoólico - do mundo. A irracionalidade já os levou até aos 43º (???) o que faz corar de humildade a velhinha EKU28, a outrora auto-intitulada cerveja mais forte do mundo, com uns modestos 12º de Abv. Mas o melhor é mesmo lerem o texto, elucidativo e extremamente bem escrito.

.....*****.....



...E Uma Bela Morena Inglesa - Inglesas (12)




No Fábulas, experimentei pela 1ª vez a Meantime Chocolate Stout. Depois, tive que repetir a experiência em casa, que é onde melhor consigo desfrutar estes pequenos prazeres, com a cerveja à temperatura ideal, servida em copo condigno, e com a calma devida à apreciação adequada.
Nos tempos que correm, em que se procuram novas (e mais fortes) emoções, o que por vezes nos leva a um certo destempero como se prova no artigo do Barbas acima citado, é bom verificar que há coisas que ainda são o que eram (e nem sou muito de dizer que “no meu tempo é que era“).
Esta Meantime Chocolate é tudo aquilo que se pode esperar de uma clássica Stout inglesa: tem corpo, tem aromas, tem sabor, e é…moderada quanto baste, no que diz respeito a alcoóis.
Belo “embrulho” - a garrafinha é original, a lembra uma miniatura de champagne - com a clássica carica muito bonita e um rótulo sóbrio mas explicativo, onde se destaca a principal característica desta cerveja: a predominância do chocolate.
E que logo na abertura da garrafa se destaca: aquele aroma a chocolate negro salta com a mesma força que uma rolha de garrafa de champagne depois desta bem agitada. E o sabor é condizente. Como acredito que quem me lê estará minimamente informado sobre as características gerais de uma stout, escuso-me a maior descrição, embora possa acrescentar que, ao contrário do que é normal neste tipo de cervejas em que a gola é acastanhada e persistente, nesta, esse dedo travesso de espuma tem um acastanhado menos pronunciado e desaparece com relativa facilidade. De resto está lá tudo, embora se possa dizer que há stouts mais efervescentes que esta.
Para finalizar a apreciação, poder-se-ia dizer que é uma bela cerveja, gulosa porque tem aquele irresistível amargo/doce do chocolate negro, e um teor alcoólico que, obviamente, convida a uma repetição, tal a satisfação que proporciona.


Meantime Chocolate Stout - **********


Cervejeira: Meantime Brewing Company LTD
Vol/Alc: 6,5% Abv
Ano: 2010
Tipo: Chocolate Stout


Copo: Goblet

Etiquetas: , , ,

 
posted by Vic at 7/11/2010 07:29:00 da tarde |


0 Comments: