Outra boa notícia é o “nascimento” de outro blog dedicado a estes assuntos, o “À Base de Cerveja”, do meu compagnon de route Barbas, grande amante da bela bebida e grande coleccionador de bases de copos, que no seu sítio, disserta sobre vários assuntos directamente relacionados com a nossa bebida preferida, pegando sempre numa das bases da sua colecção.
Curiosamente, o último tema leva-nos até à …3ª Guerra Mundial. Uma metáfora, pois claro, e que reflecte alguma da insensatez que por vezes nos possui, e que desta vez tomou conta dos mestres de duas cervejeiras - uma alemã, outra escocesa - que iniciaram (?) uma disputa sobre quem conseguiria a cerveja mais potente - em termos de teor alcoólico - do mundo. A irracionalidade já os levou até aos 43º (???) o que faz corar de humildade a velhinha EKU28, a outrora auto-intitulada cerveja mais forte do mundo, com uns modestos 12º de Abv. Mas o melhor é mesmo lerem o texto, elucidativo e extremamente bem escrito.
...E Uma Bela Morena Inglesa - Inglesas (12) No Fábulas, experimentei pela 1ª vez a Meantime Chocolate Stout. Depois, tive que repetir a experiência em casa, que é onde melhor consigo desfrutar estes pequenos prazeres, com a cerveja à temperatura ideal, servida em copo condigno, e com a calma devida à apreciação adequada.
Nos tempos que correm, em que se procuram novas (e mais fortes) emoções, o que por vezes nos leva a um certo destempero como se prova no artigo do Barbas acima citado, é bom verificar que há coisas que ainda são o que eram (e nem sou muito de dizer que “no meu tempo é que era“).
Esta Meantime Chocolate é tudo aquilo que se pode esperar de uma clássica Stout inglesa: tem corpo, tem aromas, tem sabor, e é…moderada quanto baste, no que diz respeito a alcoóis.
Belo “embrulho” - a garrafinha é original, a lembra uma miniatura de champagne - com a clássica carica muito bonita e um rótulo sóbrio mas explicativo, onde se destaca a principal característica desta cerveja: a predominância do chocolate.
E que logo na abertura da garrafa se destaca: aquele aroma a chocolate negro salta com a mesma força que uma rolha de garrafa de champagne depois desta bem agitada. E o sabor é condizente. Como acredito que quem me lê estará minimamente informado sobre as características gerais de uma stout, escuso-me a maior descrição, embora possa acrescentar que, ao contrário do que é normal neste tipo de cervejas em que a gola é acastanhada e persistente, nesta, esse dedo travesso de espuma tem um acastanhado menos pronunciado e desaparece com relativa facilidade. De resto está lá tudo, embora se possa dizer que há stouts mais efervescentes que esta.
Para finalizar a apreciação, poder-se-ia dizer que é uma bela cerveja, gulosa porque tem aquele irresistível amargo/doce do chocolate negro, e um teor alcoólico que, obviamente, convida a uma repetição, tal a satisfação que proporciona.
Cervejeira: Meantime Brewing Company LTD
Vol/Alc: 6,5% Abv
Ano: 2010
Tipo: Chocolate Stout
Etiquetas: À Base de Cerveja, Beer Spot, Fábulas, Meantime