Ruivas, Louras & Morenas

sábado, 26 de junho de 2010

Injustiça por omissão. Foi o que aconteceu comigo, sendo eu o réu. Como deixei este sítio abandonado durante uns meses, ao retomá-lo fui fazer um resumo do e sobre o que escrevera antes, e verifiquei com estupefacção que nunca me referira a uma cerveja que é quase companhia diária: a Leffe Brune.
A Leffe, uma das mais populares cervejas de abadia belgas, é possivelmente mais reconhecida pela sua “blonde”, talvez a melhor blonde ale do país de Brel (note-se que a Duvel é uma strong ale, portanto sem termo de comparação), mas tendo ainda na sua gama uma radieuse ou uma triple e a 9º ou a Vieille Cuvée, confesso a minha predilecção pela sua morena, que costumo beber ligeiramente fresca - nunca demasiado para não queimar sabores - e sempre com grande satisfação.
De espuma abundante e teimosa que vai deixando rasto em alvos anéis no copo, e que mantém até ao fim da degustação, mesmo que esta demore mais que o habitual, o corpo, compacto e de cor muito escura como é normal nas dubbel, é robusto em aromas e sabores, no qual predominam as frutas frescas, e ao qual uma gaseificação natural e no ponto acrescenta uma frescura muito agradável.
Há no entanto uma diferença significativa entre a Brune de pressão (na foto) e a de garrafa. Como é natural, diariamente, consumo a de garrafa, mas prefiro a de pressão - preferência natural, eu sei, que as cervejas de pressão são normalmente de qualidade superior - e por vezes os meus almoços no Les Enfants Terribles são mais pela bela morena, que propriamente pela parte sólida da refeição em si. No entanto, a diferença não é tão dramática que me faça desgostar das que vou, nas tardes de lazeira, buscar ao frigorífico, e que saboreio ao mesmo tempo que, pela janela vejo o sol mergulhar no Tejo.
Um exercício de abstracção total que me deixa sempre em estado zen.

Leffe Brune - **********

Cervejeira: Abbaye de Leffe, Belgica
Vol/Alc: 6,5% Abv
Ano: 2010
Tipo: Brune
Copo: Goblet

Etiquetas:

 
posted by Vic at 6/26/2010 07:19:00 da tarde |


0 Comments: