Ruivas, Louras & Morenas

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Aviso à navegação: atenção às viagens neste “barco”, que podem resultar agitadas. Trocando por miúdos, os 10,5º de TA são mesmo 10,5º.
Este produto da pródiga cervejaria Van Steenberge, de Ertvelde, Bélgica, é um produto muito estimável e no qual nada foi deixado ao acaso - e aqui mais uma vez chamo a atenção para o cuidado posto pelos responsáveis em todos os pormenores, mesmo os que parecem pouco importantes. A garrafinha está tão bem imaginada, que á vista descuidada parece de porcelana. Engano! É mesmo vidro, mas com uma fina capa de plástico branco a cobri-la. O rótulo é simples mas muito apelativo como se vê, e a tampa é dele uma réplica omitindo, no entanto, o nome. As indicações estão no contra-rótulo, embora haja mais completas. Não menciona copo a utilizar - mas no caso está á vista - nem a temperatura aconselhada para servir, que na minha opinião rondaria os 8, 10º.
Esta cerveja, que sofre a sua segunda fermentação na garrafa, é um verdadeiro espectáculo para os olhos e para o palato.
No copo, exibe uma espuma cremosa e abundante e muito persistente. O corpo, castanho chocolate, tem laivos disso mesmo. E de frutas e especiarias no meio do malte muito presente. A carbonatação, de certo modo intensa, dá-lhe alguma leveza. Mas cuidado, a moderação é aconselhável, aliás como sempre, que o exagero acaba sempre por retirar todo e qualquer prazer.
No fim, pensa-se que os cervejeiros da Van Steenberge, ou os Vikings lhes legaram a fórmula de uma das bebidas dos deuses quando desembarcaram dos seus drakares na Flandres, ou são druidas dos tempos modernos.


**********

Etiquetas:

 
posted by Vic at 5/23/2007 06:44:00 da tarde |


2 Comments:


At 23 de maio de 2007 às 23:39, Blogger DJ Bruto

Ahhh, a Gulden Draak! Garrafa bonita, copo bonito, cerveja linda! Provavelmente, a melhor cerveja da Steenberge, o que já não é dizer pouco. A única que se lhe aproxima é talvez a Piraat, mas num estilo diferente! Boa descrição! Abraço.

 

At 25 de maio de 2007 às 12:28, Blogger Vic

Também gosto muito de todo o conjunto, Bruno
Abraço