Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 9 de setembro de 2007

Estas duas cervejas, vendidas em garrafas de 75cl, foram adquiridas com alguma apreensão da minha parte, uma vez que a primeira experiência com os produtos dos Brasseurs du Gayant, precisamente através da sua cerveja mais divulgada, a Biére du Demon, não se tinha revelado animadora. Na sua rotulagem afirmava-se ser a “loura mais forte do mundo” - o que não pode, por si só, ser tomado à conta de enorme virtude - e a verdade é que a degustação veio a provar-se desoladora.
No entanto, o preço muito acessível das garrafas, 2€ cada, foi preponderante na decisão de as comprar. Afinal, pensei eu, mesmo que não fossem nada de especial, o prejuízo não seria grande. E provou-se uma decisão acertada.
Ambas louras e medianamente fortes, muito bem apresentadas, com rótulos de belo design e informativos - onde constava que eram ambas brassée à l'ancienne- foram consumidas em dias consecutivos, facto que permitiu uma comparação, revelaram-se algo parecidas e bastante equilibradas.
A Saint Laudelin, cerveja de abadia, revelou-se bem apaladada, de sabor delicado a frutos e de fermentação, bem presente, apresenta uma gola branca persistente. O equilíbrio revela-se perfeitamente no facto de não sentirmos estar na presença de uma Strong Ale de 6,5%ABV.
Tal como a SL embora ligeiramente mais forte , a La Goudale, cerveja “de garde” e alta fermentação, é senhora de uma “cabeça” de espuma estável durante toda a degustação. A carbonatação é generosa, o sabor cidrado é notável, características que conjugadas a tornam uma cerveja de fácil ingestão.
São portanto, duas cervejas de consumo muito agradável, e que clamam por novas oportunidades. Das melhores cervejas francesas.

**********



Etiquetas: ,

 
posted by Vic at 9/09/2007 11:53:00 da manhã |


0 Comments: