Ruivas, Louras & Morenas

sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Durante esta minha breve ausência, surgiram notícias que me deixaram apreensivo. Só o tempo dirá da razoabilidade dos meus receios.
De que se trata? Da possível fusão entre a Centralcer e a Unicer. A confirmar-se a notícia, estaremos perante um quase monopólio no sector cervejeiro. E se é verdade que se mantêm algumas marcas de menor dimensão, estaremos perante o nascimento de uma super potência que manterá uma hegemonia indesejável no, já de si pobre panorama cervejeiro português.
É que, se com alguma concorrência as coisas pouco evoluem, e quando isso acontece, vão em sentidos completamente despropositados - mais uma vez faço notar que aqui exprimo as minhas opiniões pessoais e nada mais que isso - a não haver concorrência significativa, imagino que tudo se afunde numa profunda e vil tristeza.
Oxalá neste caso, a Autoridade para a Concorrência não deixe de actuar, indiferente a pressões.
De qualquer forma, mantenho a minha ideia de que, para haver uma evolução positiva neste campo, a solução passaria pelo desenvolvimento das micro-cervejarias, que são ainda muito poucas, sendo que as que existem, não parecem ter qualquer tipo de incentivos ou sequer beneficiarem de alguma publicidade. Serão meia dúzia de carolas que trabalham por amor à arte - um deles,um amigo alemão radicado na cidade de Braga -, e que habitualmente se vêm recompensados com…nada. Ou para ser mais justo, com os incentivos de alguns amigos que lhes fazem a chamada publicidade “boca a boca”.
Outra hipótese, será a da proliferação do homebrewing, que parece ganhar adeptos pelo país, apesar de ainda só existirem duas lojas - uma em Lisboa, a Loja da Cerveja Caseira, e outra em Coimbra - que se dedicam à divulgação e venda de material necessário para levar à prática este excelente hobby, do qual sou um admirador distante e nostálgico, uma vez que não me posso dedicar a ele por uma questão do logística. De qualquer forma, no caso da loja de Lisboa, o dono, um entusiasta e amante das virtualidades da cerveja caseira, já teve oportunidade de ver o seu estabelecimento e capacidades, divulgadas através da televisão, em dois programas distintos, o que poderá ser um sinal de alento para todos os que têm na cerveja, uma das suas paixões.
Espero bem que estas intervenções do nosso amigo e feliz proprietário da Loja da Cerveja Caseira, tenha aquelas consequências positivas que todos esperamos.


 
posted by Vic at 9/07/2007 02:54:00 da tarde |


4 Comments:


At 11 de setembro de 2007 às 18:50, Blogger Paulo Feijão

Caro Almeida

Creio que este momento muito lhe aflige, pois passamos por este "apuro' a algum tempo aqui no Brasil, porém a pequena cultura cervejeira que está se formando, vem lutando aos trancos e barrancos, pois os altissimos impostos cobrados pelo governo, o baixo incentivo por parte deles está complicando a vida destes que lutam pelo precioso líquido. As micro cervejarias cada vez mais são esmagadas pelo governo e pelas grandes companhias cervejeiras, como Ambev e Nova Schin, que oferecendo muito dinheiro aos propietários de bares, conseguem tirar os pontos de venda das pequenas cervejarias, e pelo fato de cada vez mais estarem sendo incomodados com as micro cervejarias, estão caindo matando, agora a Ambev ou Interbrew, começara a importar cervejas fábricada por eles em outros países, irão trazer a Belle Vue Kriek, a Franziscaner, a Lowembrau, a Hoeggarden, Leffe, Spaten, não vou dizer que é ruim que estão trazendo novas cervejas a preços mais baratos, porém é trsite saber que eles só fazem isso para queimar as micro cervejarias e deixa-las cada mais no prejuízo, até fecha-las.
Mas continuo na batalha sempre pelas micros.

 

At 16 de setembro de 2007 às 11:09, Blogger Vic

Caro Feijão

Tem toda razão e é de louvar a preserverança na defesa daquilo quue é correcto.
Lamentável mesmo o não apoio do vosso governo, mais ainda vindo de um governo encabeçado por um homem que dizia querer ser eleito paragrandes interesses multinacionais, acabar com os monopólios e defender os pobres e desprotegidos, e combater os
Abraço

 

At 25 de setembro de 2007 às 13:46, Blogger tom_po

caro VdeAlmeida!

Fiquei contente, quando li seu comentãrio sobre minha pequena cervejaria em Braga.
Infelizmente, aquilo, que escreveu é verdade, mesmo assim, não fico cansado de fazer cerveja e queria-lhe, com todo prazer, um dia ofereçer um Pils meu, feito no convento franziscano "Montariol" em Braga.

um grande abraço cervejeiro

Thomas
(Benedictum)

 

At 25 de setembro de 2007 às 17:04, Blogger Vic

Amigo Tom

Já nos conhecemos de outras paragens.
Agradeço o convite, e procurarei corresponder

Abração

Vic