Ruivas, Louras & Morenas

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A minha relação com a cervejeira belga Martin‘s, não começou sob os melhores auspícios. Foi no dia em que me puseram á frente uma Gordon Finest Gold. A cerveja tinha muito pouco de recomendável - para ser totalmente sincero, detestei - e aí fiquei de pé atrás com ela.
Mas não sou de rancores, e tento evitar os preconceitos - nem sempre com sucesso, como me parece que acontece com toda a gente - e um dia, ao percorrer as prateleiras de um supermercado, deparou-se-me esta Gordon Finest Scotch - trata-se, não de um produto escocês como pode parecer, e sim belga. Ora acontece que uns dias antes, tinha estado na República da Cerveja, onde tinha saboreado uma excelente “Malte de Whisky”, e talvez por associação de ideias, decidi-me por trazer comigo duas garrafas da tal Finest Scotch.
Em boa hora! Os predicados que faltavam à Gold, esta tinha-os de sobra. Para começar, vertida no copo, apresentou uma bela roupagem rubi, mas muito escura, - parece uma stout, mas trata-se de uma scotch ale - e encimada por um colarinho bege de respeito e que resistiu bem ao passar dos minutos, enquanto soltava notas aromáticas a maltes e caramelo e passas.
Depois, o sabor. Ah! Esse é espectacular! Mistura complexa de maltes, chocolates e caramelo, com uma carbonatação perfeita e que lhe transmite um equilíbrio perfeito.
Por vezes, acho estas considerações um bocado chatas. Mas é difícil transmitir a outros, sobre a satisfação - ou a não satisfação - que uma cerveja nos transmite ao saboreá-la, por isso, o socorrer-me da linguagem mais usada neste tipo de apreciações. Mas o importante mesmo, e conseguir passar-vos o prazer que uma boa cerveja nos proporciona, o que no caso presente se torna difícil, de tão boa que é a Gordon Finest Scotch.
Ah! e já me passava: é uma cerveja estupenda para acompanhar, por exemplo, um bom “bife à café”


**********





Etiquetas:

 
posted by Vic at 10/10/2007 01:23:00 da tarde |


4 Comments:


At 13 de outubro de 2007 às 20:07, Blogger galvao99

nao acho as consideraçoes nada chatas, muito menos com o talento que tens para as usar.

continuaçao de bom trabalho.

 

At 14 de outubro de 2007 às 16:57, Blogger VdeAlmeida

Então, meu caro, galvao99, grato pela pacciência :-)

 

At 17 de outubro de 2007 às 16:32, Blogger feijão

Estimado Almeida

Cara, não acho estas considerações chatas como disse, elas sim promovem uma vontade imensa de compartilhar o sabor, aroma que descreve, aprecio muito sua forma descritiva de escrever, e acredito que trará só mais vontade aos humildes leitores de seu blog, a querer experimentar as cervejas descritas.
Parabéns, e continue com o ótimo trabalho que vem desenvolvendo.

 

At 19 de outubro de 2007 às 16:16, Blogger VdeAlmeida

Amigo Feijão

Obrigado pelo incentivo e pelas palavras

Um abraço