Ruivas, Louras & Morenas

segunda-feira, 8 de outubro de 2007
A Eku 28 é um “clássico”, que por uma ou outra razão, tem vindo a perder popularidade. Tenho para mim que, aquela que já foi “a loura mais forte do mundo”, terá sido ultrapassada precisamente nessa sua particularidade.
Com efeito, com o aparecimento de outras cervejas do mesmo tipo, mas mais fortes, a sua secundarização tornou-se efectiva, uma vez que o slogan deixou de fazer sentido. Como se esta peculiaridade fosse a mais importante na avaliação de uma cerveja!
Na verdade, e na minha opinião, a Eku 28, produto da ultra conhecida alemã Krombacher, tem uma qualidade acima da média, pelo que mantem um lugar privilegiado na minha lista de preferências.
Trata-se de uma cerveja pouco generosa de espuma, mas com uma bela cor acobreada, com aroma e sabores de malte e frutados, com predominância dos cítricos, como a clementina. É uma cerveja adocicada, que se vai tornando cada vez mais redonda na boca, à medida que vai ganhando temperatura, chegando a ganhar uma textura quase licorosa.
Tem decerto esta “doçura” algo a ver com o grau alcoólico que alega - 11º de Abv , o que a ser verdade, é certamente providenciado por açúcares utilizados na sua feitura, e que não são referenciados no rótulo. Todavia, mesmo que assim seja, nada a reclamar. Certo mesmo, é que a presença alcoólica é notória, principalmente na derradeira etapa da degustação, mas tal não retira prazer ao saborear da Eku 28. Porém, nunca é demais precaver e ter em conta a moderação que os tais 11º de grau alcoólico recomendam.


**********



Etiquetas:

 
posted by Vic at 10/08/2007 05:56:00 da tarde |


0 Comments: