Ruivas, Louras & Morenas

sexta-feira, 22 de junho de 2007
Há certas verdades que tomamos como definitivas. Mas a vida é uma caixinha de surpresas, e elas por vezes vêm donde não esperamos. Concretizo: até há pouco, tinha uma opinião pouco lisonjeira sobre a qualidade das cervejas que se fazem em Espanha. A verdade definitiva: as cervejas espanholas são de fraca qualidade.
Até há pouco, porquê? Porque nos últimos tempos, tenho recebido sinais indicativos que os ventos são de mudança e que essa mudança vai na direcção certa. O universo cervejeiro espanhol, afinal não se reduz às imbebíveis Mahou, Cruzcampo ou San Miguel. Diria que em Espanha, as cervejeiras estão atentas ao que de melhor se faz no resto do mundo e tentam não perder terreno.
A primeira prova chegou-me “há pouco “ , segundo indicação de um nosso ilustre compatriota que está a aperfeiçoar-se na industria alimentar numa empresa espanhola sedeada na belíssima cidade de Granada. Falou ele então de duas cervejas fabricadas pela Alhambra, cervejeira daquela zona mas com distribuição nacional, a Mezquita e a Reserva 1925. A opinião sobre as duas era positiva, e corroborava por quem mais as tinha já experimentado. Ida a Espanha e naturalmente a experiência aguardada,
Se a Mezquita não me merece grandes encómios, já a Reserva 1925 fez jus aos elogios. A originalidade começa na garrafa, sem rótulo, e em que tudo está inscrito em alto relevo na própria garrafa, esta de um verde bastante agradável. Aberta, a cerveja revela um “colarinho” generoso acima de um corpo dourado escuro e solta aromas a malte e frutas, tudo presente num sabor muito agradável que permanece na boca por um bom tempo. Um pouco adocicada - uma característica pouco comum nas cervejas espanholas - acaba por assim disfarçar de alguma forma o seu ABV de 6,4º. Assim, e dado o gasoso muito presente que a torna uma cerveja “fácil”, há que ter atenção e cuidado.
A Reserva 1925, não sendo uma surpresa completa, é-o pelo menos, tendo em conta a sua origem.
Excelente cerveja.


**********



Etiquetas:

 
posted by Vic at 6/22/2007 06:31:00 da tarde |


0 Comments: