Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 14 de outubro de 2007

É uma frase batida, é verdade, “Natal é quando a gente quiser”, portanto, e em boa companhia, resolvi fazer de hoje, dia de Natal, e fui-me a uma garrafa vermelhinha - cada vez que passava pela prateleira donde ela e uma irmã gémea me espreitavam, exercia sobre mim um fascínio que imagino semelhante ao que o Capuchinho Vermelho exercia sobre o Lobo Mau - sôfrego e ligeiro.
A Gordon, tal como a Dominus que foi saboreada a seguir, fazem parte, tal com a Finest Scotch de que aqui escrevi há uns dias, do excelente “plantel” da brasserie de John Martin’s, e ambas provam que a qualidade não é incompatível com o facto de uma cervejeira ser comercial ou artesanal. É verdade que a Martin’s, terá no seu plantel, alguns produtos dos quais não terá muito de que se orgulhar. Não é o caso.
Aqui, estamos em presença de duas excelentes cervejas.
Da Gordon’s direi tanto quanto escrevi sobre a Finest Scotch, e acrescentado. O produto é requintado - até na esplêndida apresentação - e o apelo visual não desilude aquando da degustação. É uma dark ale madura, de múltipla fermentação na garrafa, e feita propositadamente para ser consumida em época de Natal. E a excelência da cerveja, com muito caramelo e malte no aroma e no sabor, é adequada à festividade da quadra. E os 8,8º de ABV ajudam a elevar a alegria que a época requer.
Da Dominus double, o mínimo que posso escrever é que, quando a degustei pela primeira vez, excedeu largamente as minhas expectativas. Quando se sabe que esta é uma cerveja produzida pela De Koningshoeven - essa mesma, a que produz a magnífica La Trappe - para a John Martn’s, fica desvendado o segredo da excelência. É uma morena de dupla fermentação em garrafa e 6,5º de Abv, , adocicada graças á predominância de caramelo e malte muito pronunciado, e, tal como a Gordon’s, senhora de uma larga e cremosa espuma, também “teimosa” que dura, e dura, e dura…
Podem já retirar a conclusão óbvia: satisfação completa após uma dupla degustação memorável. Não é Natal, mas para o amador cervejeiro, estas são das “prendas” mais apetecidas, e a ansiedade por outra idêntica, é enorme!


Dominus: **********



Gordon Xmas: **********



Etiquetas: ,

 
posted by Vic at 10/14/2007 04:11:00 da tarde |


4 Comments:


At 17 de outubro de 2007 às 16:53, Blogger Paulo Feijão

HO HO HO Já sei o que pedir para o bom velhinho.... hahaha

 

At 18 de outubro de 2007 às 11:30, Blogger Edson Costa

De repente fiquei cheio de vontade que chegue o Natal! Tenho uma Gordon Xmas guardada para esse día. Depois desta review, fiquei cheio de vontade de a beber. Mais uma vez parabéns pelo blog. É, para mim, um ponto de passagem obrigatória!

 

At 19 de outubro de 2007 às 16:14, Blogger Vic

Eheheh! Feijão, vamos lá a ver se seu Papai Noel é mesmo generoso

abraço

 

At 19 de outubro de 2007 às 16:14, Blogger Vic

Edson

Muito grato pelo elogio. Muito, mesmo

Abraço