Ruivas, Louras & Morenas

sábado, 9 de fevereiro de 2008
É absolutamente natural, que ao rapazinho acabada a amamentação do terno leite materno, lhe agrade mais a doçura de um chocolate, do que o salgado de um bacalhau, seja confeccionado de que forma for. Depois, o paladar vai amadurecendo, ganhando estatuto de adulto, e cada coisa no seu lugar, tudo o que seja de qualidade é apreciado dependendo do momento. À medida que vamos ganhando idade, a vizinhança dos doces vai se atenuando e deixando de ter aquela importância quase transcendente de quando somos meninos.
Mas de quando em vez, lá vem aquela carência que o chocolate nos deixa, e corremos ao supermercado mais próximo, em busca de umas trufas ou de uma barra de Troblerone.
É então essa atracção fatal pelo chocolate, mesmo que ocasional, que me arrasta para esta Young’s Double Chocolate Stout. Bom…a fama também conta, e depois, se há tipos de cervejas que me são particularmente agradáveis, estas Milk/Sweet Stout são umas delas.
O guru Michael Jackson recentemente falecido, aconselhava a degustação desta cerveja a uma temperatura a rondar os 13º c. Mas sabe-se como por cá é apreciada bem mais fresca, e portanto, fugindo ligeiramente ao conselho, esta vinha a rondar os 8/10ºc. Espectacular gola, translúcida, cremosa e cor de caramelo, os aromas de chocolate bem nítidos a soltarem-se pelo ambiente.
E o sabor é fantástico, com o grão torrado a marcar presença, juntamente com o inevitável chocolate, que lhe foi acrescentado. A propósito, esta foi a primeira stout á qual se juntou chocolate, em barra ou essência, e a partir de então, muitas seguiram o (bom) exemplo. Continuando a degustação, que se mostra sempre agradavelmente sedosa, finaliza-se com um inevitável toque de chocolate negro amargo.
Experimente-se a acompanhar um brigadeiro, ou outra sobremesa qualquer.


Young‘s Double Chocolate Stout - **********

Cervejeira: Young & Co’s Brewery PLC, London, UK
Vol/Alc: 5,0% Abv
Ano: 2007
Tipo: Chocolate Stout; Milk/Sweet Stout
Copo: Pint glass


Etiquetas:

 
posted by Vic at 2/09/2008 12:56:00 da tarde |


0 Comments: