Ruivas, Louras & Morenas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
A época é pouco generosa em tempos livres, daí a minha ausência algo prolongada. Mas hoje, num bocadinho livre, e porque não? Para acabar o ano em beleza, eis-me para vos apresentar uma cerveja que aprecio muito.
Vamos lá então:
Por vezes, ao saborear um novo prato ou uma nova bebida, sentimos aquela vontade de exclamar: “Ah! Que beleza! Isto sim, é a perfeição!”.
Claro que o desabafo é por vezes fruto da ocasião, do facto de nos sentirmos á altura, num mood daqueles quase beatíficos, em que tudo parece perfeito. Depois, acontece que á 2ª as coisas não são tão positivas, e lá vem uma semi desilusão.
Bom, mas não é isso que se passa com esta cerveja da Shepherd Neame, reputada cervejeira inglesa do Kent. Elaborada em 1998 para celebrar os 300 anos (!!!) da cervejeira, a sobredita preenche todas as condições que devem ser características a uma excelente strong ale inglesa. Refiro este aspecto, porque me parece que o que se procura neste tipo de cervejas é distinto quando se trata de inglesas ou belgas. Pelo menos esta é a minha opinião.
Explicando: quando referimos a strong ale belga, geralmente estamos a falar de uma cerveja com bastante corpo, de grau alcoólico generoso e apropriada a escoltar uma boa refeição.
Nas inglesas, embora de corpo muito razoável, o grau alcoólico é mais moderado pelo que se adapta melhor às confraternizações amigáveis.
Esta 1698 tem tudo isso: apresenta-se bonita no copo - afinal os olhos também comem (ou bebem) - cor acobreada, gola mediana e de vida não muito extensa, mas que deixa marcas no copo. Aroma e sabor a jogarem perfeitamente, com os maltados e caramelo a marcarem uma presença vigorosa.
Uma Strong Ale que honra a tradição cervejeira britânica.


Shepherd Neame 1698 - **********



Etiquetas:

 
posted by Vic at 12/31/2007 01:03:00 da tarde |


0 Comments: