Ruivas, Louras & Morenas

quarta-feira, 26 de março de 2008
Ora aí está aquilo a que eu chamo uma cerveja “difícil”. E não só porque foi produzida muito parcimoniosamente pelos já aqui celebrados cervejeiros Struise - ao que parece foi feita uma única produção em 2005/2006 de que resultaram 1.000 garrafas de 75 cl - mas também porque a cerveja tem uma textura ácida, estranha à maioria dos consumidores de cervejas mais correntes.
Com efeito, ao primeiro gole, e para o menos precavido, parece estar-se em presença de uma cerveja já “avinagrada” e portanto, imbebível. E aí vai ela pelo cano abaixo. E acaba por não se saber o que se perdeu.
Mas não, essa é uma peculiaridade do tipo de cervejas em que esta se classifica, as Flemish Sour Ales, tipo muito divulgado e apreciado numa zona da Flandres, e de que a cervejeira Rodenbach é talvez a mais conhecida produtora. Aliás, já aqui tinha falado deste tipo de cerveja, quando dei nota das minhas impressões sobre a Duchesse de Bourgogne.
Voltando à produção e ao número escasso comercializado, a história é um pouco estranho, pois de início, os Struise previam elaborar esta cerveja - cuja produção é complexa uma vez que mistura cerveja envelhecida em cascos de carvalho, com outra “do ano”, na proporção de 70 para 30 - de dois em dois anos, e em quantidade reduzida. Entretanto, já passaram os tais 2 anos, e não há notícia que os Struise tenham intenção de repetir a Earthmonk.
Agora sobre a cerveja: pelo que já referi, todos perceberam que necessita uma “educação” do palato. Espuma quase inexistente sobre um corpo muito escuro, quase negro. Os aromas, alguns deles a roçar os vinagres balsâmicos - cuidem-se - vão das madeiras exóticas às ervas aromáticas selvagens.
O sabor , se transmite alguns tons florais, é certo que a acidez tem papel preponderante. Contudo, como a cerveja é muito suave e licorosa, a sua degustação torna-se muito agradável, e acaba por ser uma experiência que gostaria de repetir. O que provavelmente não acontecerá, a confirmarem-se os rumores que aquela produção terá sido única.
Sinceramente, e a quem tenha possibilidades, aconselharia a degustação. Mas com as cautelas devidas
Earthmonk - **********

Cervejeira: De Struise Browers, De Panne, Belgica
Vol/Alc: 80% Abv
Ano: 2006
Tipo: Flemish Sour Ale
Copo: Goblet


Etiquetas: ,

 
posted by Vic at 3/26/2008 04:21:00 da tarde |


0 Comments: