Ruivas, Louras & Morenas

sábado, 27 de junho de 2009

Nem sempre as ausências têm uma explicação. São só porque sim. Preguiça, falta de motivação…tanta coisa. Mas falta de interesse pelo sujeito, isso não. A minha afeição pela celebrada bebida de malte, mantém-se incólume.
Por isso, e porque me parece que alguma motivação terá voltado, eis-me a reatar conversas deixadas em aberto.
Pelo meio, uma época de Natal pouco profícua em novidades, o que terá também contribuído para algum afastamento deste canto, e também, e até há pouco, uma regressão no mercado e um crash no computador, este último a fazer-me perder muitas das fotos de novas cervejas entretanto degustadas, algumas muito dignas de menção. Mas vão-se os anéis e ficam os dedos, e vou tentar recuperar algum do material (bom) experimentado.
Não sei se repararam, mas disse “até há pouco”. É que recentemente abriu uma excelente loja cervejeira no Algarve (poderão visitar o site - ainda em construção - em www.thebeerspotshop.com ) e após uma extensa conversa telefónica com o dono - ainda não tive oportunidade de lá me deslocar e a loja online ainda não está em funcionamento - parece-me que a coisa promete: mais de 100 cervejas em stock, mais cerca de 500 possíveis de ser encomendadas e outro material cervejeiro, como copos e conjuntos de garrafas/copos, é como que um sonho - dos muitos aficionados cervejeiros portugueses - tornado realidade.
Entretanto, este será um oásis num mercado no qual a crise parece fazer-se sentir com alguma acuidade, tal o número de importadores espanhóis que têm declarado falência, o que origina a escassez de novidades nos mercados português e espanhol. Não se pode dizer que o El Corte Inglês não tenha uma variedade de cervejas assinalável. Mas nos últimos meses as novidades são raríssimas, e mesmo na última feira da cerveja (ainda a decorrer) naquele espaço, não trouxe qualquer coisa de novo. E em Espanha a coisa não está melhor: a La Maison Belge fechou recentemente as franchises de Pamplona e Badalona.
Bom, mas deixemos as coisas tristes, e vamos então às novidades.
Uma das minhas “companhias” favoritas era a Maredsous 8. Nos últimos meses de 2008 foi talvez a cerveja que mais bebi. Contudo e lamentavelmente, a certa altura deixou de estar presente nos escaparates do ECI - o meu “fornecedor” mais habitual - e procurei outra cerveja que de algum modo se lhe assemelhasse. Recaiu a escolha, depois de algumas degustações, na Kasteel.
É realmente uma cerveja notável. Mais: uma cervejona, já que pujança não lhe falta - neste aspecto suplanta a Maredsous 8 (8ºAbv, claro) com os seus 11º de Abv - e presença no palato, também não.
É pois, uma “morena” de excelente presença, com sabor acentuado a passas, uma cerveja de corpo quase licoroso e complexo, a lembrar vagamente um bom vinho generoso.
Adiante-se que existem no ECI garrafas de 33cl e de 75cl, esta última muito propícia a confraternizações, mas, como diria o nosso saudoso Diácono Remédios: Com Cuidado. Que os 11º de Abv estão lá todos, e não são para brincadeiras.

Kasteel Brune - **********


Cervejeira: Brasserie Van Honsebrouck, Bélgica
Vol/Alc: 11% Abv
Ano: 2008
Tipo: Quuadruppel
Copo: Goblet

Etiquetas:

 
posted by Vic at 6/27/2009 07:21:00 da tarde |


10 Comments:


At 28 de junho de 2009 às 01:38, Blogger Manzapivo

E muito bom observar eu regresso ao blog e informar sobre a cerveja no Portugal.
Abraço!!

 

At 29 de junho de 2009 às 09:39, Blogger Edson Costa

Caro Vic, confesso que já tinha saudades de ler os teus textos. É bom ter o Ruivas, Louras & Morenas de volta.
Tal como tu, também já andava um pouco desanimado com a oferta cervejeira dos últimos tempos em Portugal. Novidades muito poucas (ou nenhumas), valham-me as minhas produções artesanais.
Sem dúvida que a Beer Spot veio alegrar todos os apreciadores da boa cerveja em Portugal. Pena estar tão longe, poruqe sem dúvida que merece uma visita. É claro que não será por isso que não abastecerei a minha garrafeira com algunbs dos muitos "petiscos" que por lá se podem encontrar.

Abraço

 

At 29 de junho de 2009 às 23:34, Blogger blog1

É sempre pena ver um blog abandonado

Pelo que fez bem em retomar o blog, nem que seja apenas actualizado 2 ou 3 vezes por ano

 

At 30 de junho de 2009 às 17:04, Blogger Rodrigo Campos

Olá V de Almeida,

Seja bem-vindo de volta à rede. Sempre lia o seu blog e senti falta de seus textos durante este longo hiato. Espero que agora tudo volte ao normal.

Quanto à esta Kasteel Brune, concordo com você, é uma cerveja espetacular, junto com a Tripel também feita por eles. Desde dezembro comecei a escrever meu blog cervejeiro e já pude colocar minhas impressões sobre esta cervejinha que chegou no Brasil há pouco tempo.

Veja mais neste link http://paraquevocerveja.blogspot.com/2009/06/kasteel-triple-blond-bruin-e-rouge.html

Grande abraço.

 

At 1 de julho de 2009 às 08:42, Blogger Embracing Darkness

Me alegra ver que estás otra vez de vuelta, se te echaba en falta.

Un saludo!

 

At 5 de julho de 2009 às 12:03, Blogger Delirium

Si estuviera por acá Chela te diría que la Kasteel está sobrevalorada, demasiado alcohólica, desequilibrada, dulce...

Pero a mi me gusta esta cerveza, así que coincidimos. Y también es cierto que El Corte Inglés está estancado y que su sección de cervezas me parece cada vez más triste. Yo he encontrado refugio en 2d2dspuma.

Por cierto, visité la semana pasada Estoril-Cascais. No esperaba encontrar ninguna cervecería por la zona y tampoco tuve tiempo de buscarla (estaba por motivos de trabajo). Pero al menos probé la Sagres Bohemia de barril. Ya tendré tiempo de visitar Portugal con más calma.

Y ya por último, te invito a La Ronda 14, que tengo el placer de alojar. Espero con ilusión tu contribución.

Un saludo.

 

At 7 de julho de 2009 às 19:55, Blogger VdeAlmeida

Caros amigos

Grato do coração pelas vossas boas vindas. Espero que desta não volte a haver hiatos tão grandes. É que ainda há muito para escrever sobre a nossa bebida preferida

Abraço

Vic

 

At 9 de julho de 2009 às 14:02, Blogger Edu Passarelli

Bom ter seus textos de volta!

Abraços

 

At 12 de julho de 2009 às 14:35, Blogger JC

Bem vindo de volta ao mundo dos vivos!
Cumprimentos
JC

 

At 13 de julho de 2009 às 11:29, Blogger alfacinha

Que engraçado para ler mais uma vez um relato desencalhado da sua caneta. Dizendo a verdade, já quase tinha largado para visitar o seu blog divino mas afinal a minha paciência está premiado.