Ruivas, Louras & Morenas

sábado, 21 de junho de 2008
Há sempre momentos marcantes numa viagem. E se na minha recente ida a Barcelona a iniciação ao El Flabiol o tinha sido, quer pela originalidade do local, quer pela sua “generosidade”, quando no mesmo bar travei conhecimento com a Oerbier, mais uma poção mágica dos Dolle Browers, reconheci que, na vida, pode haver momentos que, mesmo que durante uns tempos permaneçam escondidos nos recônditos da nossa memória, são tão fortes, que acabam por emergir a qualquer altura.
Com efeito, esta Oerbier tem uma forte presença. De personalidade vincada, mas sobretudo diferente do muito que se faz por aí.
Trata-se de uma “belgian strong ale”, que atinge os 9,5% Abv, o que não querendo dizer nada já diz alguma coisa. Não quereria dizer nada, se a essa força etílica, não estivesse aliada qualidade á altura. Mas está. A morenaça dos Dolle, apresenta um corpo escuro, insolentemente denso, encimado por uma “gola” tão generosa e duradoira, quanto a força com que nos bate.
Os perfumes que exala são complexos. Vão dos toffees aos florais, passando pelos frutos secos. E o sabor…esse enche com grande fulgor todos os cantos da boca de tons de caramelo e licores, profundo, com frutas tropicais em fundo. Na verdade, um sabor tão complexo que acaba por ser difícil de definir com alguma exactidão. Mas, sem qualquer dúvida, propiciador de um prazer invulgar, que é o que melhor se pode dizer dela.
Uma nota final para acrescentar que é uma cerveja que “ganha” se se beber preguiçosamente. Porque a magana, vai ganhando novas notas, à medida que vai amadurecendo no copo.
Acabada a proveitosa degustação, restou-me interrogar-me se os Dolle iriam algum dia desiludir-me.


Dolle Browers Oerbier - **********



Cervejeira: Dolle Browers, Bélgica
Vol/Alc: 9,5% Abv
Ano: 2008
Tipo: Belgian Strong Dark Ale
Copo: Tulip


Etiquetas: , ,

 
posted by Vic at 6/21/2008 10:10:00 da tarde |


6 Comments:


At 22 de junho de 2008 às 12:23, Blogger Edu Passarelli

Fala meu caro, tudo certo?

Tem planos de visitar o Brasil? Em agosto teremos o III concurso de cervejas artesanais na AcervA. Veja em www.acerva.com.br

Um abraço

 

At 23 de junho de 2008 às 00:18, Blogger Paulo Feijão

Fala meu caro,

A descrição que você fez desta cerveja, fez eu anotar o nome e procurar mais informações, pois parece ser fenomenal.

E reforço o convite feito pelo Edu, em Agosto teremos o concurso, e sua presença seria muito importante, além de que o evento será um dos maiores da cultura cervejeira nacional, merece a presença do nobre amigo. E você sabia que em uma revista especializada em cerveja, chamado Guia da Cerveja, que é feita anualmente, o enderelo de seu blog saiu como indicação de leitura? Seu blog é muito bem comentado e apreciado aqui no Brasil meu caro, tem que agora vir fazer uma visita.

 

At 24 de junho de 2008 às 13:13, Blogger Vic

Amigo Edu

Como já referi, é verdade que tenho planos para visitar o Brasil. Mas não este ano, o que lamento, uma vez que gostava muito de assistir ao vosso concurso.
Fica para a próxima

Abração

 

At 24 de junho de 2008 às 13:15, Blogger Vic

Amigo Feijão,

É verdade que a cerveja dos Dolle é mesmo muito bom. Potente, se assim se pode dizer.
Quanto à visita, já deve ter lido o que respondi ao nosso amigo Edu. Lamento, mas este ano não me será possível estar presente.
Em relação à revista, gostaria de ler o que escreve. Seria possível mandar-me uma cópia da página por mail, amigo?

Abração

 

At 27 de junho de 2008 às 06:20, Blogger Paulo Feijão

Vou providenciar a pagina da revista e encaminho em seu e-mail.

Abraços

 

At 29 de junho de 2008 às 20:07, Blogger Vic

Amigo Feijão

Fico a aguardar. Estou mesmo com muito interesse.
Abração