Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 15 de junho de 2008
Porque o pior são as desilusões. Assim…
Mas a que propósito vem a retórica? Pois aqui há umas semanas, numa “grande superfície” onde me costumo abastecer, apareceu uma “feira” de produtos austríacos (que ainda lá se mantém), e na secção de bebidas lá estavam algumas cervejas.
Cheirou-me” que não seriam grande especialidade, mas…noblesse oblige, e trouxe uma de cada, sem esperar nada de extraordinário.
Três das garrafas até têm um design modernaço, e apresentam aquela inovação de as cápsulas se sacarem à mão, rodando-as no sentido dos ponteiros do relógio. Comecei por experimentar uma lager, a Zipfer, que se aconselhava a beber muito fresca, e a Zipfer Lemon.
Bom, a primeira não era, nem mais, nem menos agradável que qualquer das nossas lagers - facto que me fez elevar um pouco o ego - e nada tinha de notável: falha de aroma, muito efervescente mas de espuma débil, na degustação mostrou-se quase insípida, não fora a generosidade de lúpulo que continha, e que lhe conferia um amargor marcado em final de boca, o que a torna bebível em dias de calor acentuado. Fácil, portanto, pouco complicada, vulgar.
E tudo isto é válido para a Pfizer de limão - atenção, que esta cerveja com sabor a fruta não tem nada a ver com as lambic, não passando, como se acentua, de uma “cerveja com sabor a limão”. Ora sendo assim, nada de muito louvável se poderá escrever sobre ambas as cervejas da Cervejeira austríaca Zipf, ou pelo menos algo que as possa situar nas nossas preferências, acima de uma qualquer outra lager vulgar de Lineu, fabricada em qualquer obscuro país do 3º mundo.
Da Edelweiss e da Marzen falarei mais tarde, que essas sim, terão outros atributos que as torna bem mais aconselháveis.


Zipfer - **********




Cervejeira: Zipf Brauerei, Áustria
Vol/Alc: 5,4% Abv
Ano: 2007
Tipo: Pale Lager
Copo: Pilsner glass


Zipfer Lemon - **********



Cervejeira: Zipf Brauerei, Áustria
Vol/Alc: 4,9% Abv
Ano: 2007
Tipo: Fruit pale ale
Copo: Pilsner glass


Etiquetas: ,

 
posted by Vic at 6/15/2008 12:40:00 da tarde |


0 Comments: