Ruivas, Louras & Morenas

segunda-feira, 16 de junho de 2008
Se em Barcelona há local pouco menos que incontornável para um amante cervejeiro, esse dá pelo nome de El Flabiol - o nome, Flauta, vem da paixão do feliz e simpático proprietário, Jordi, pelo grupo britânico Jethro Tull e seu líder, o flautista/performer Ian Anderson - bem no coração do popular bairro de Sants.
À passagem apressada, nada nos chama a atenção - a fachada é estreita e a porta está encostada, quase fechada - não fossem os placards de ardósia no passeio, frente á porta, onde se anunciam as ofertas do mês. Entrando, damos conta que a dimensão interior corresponde ao exterior: sala sobre o comprido, de um lado o balcão corrido ao qual se encostam meia dúzia de bancos altos, do outro, 3 ou 4 pequenas mesas e ao fundo as refrigeradoras onde Jordi mantém as cervejas á temperatura adequada. Mais atentamente, notamos por todo o lado uma extensa memorabilia sobre cerveja e …rock sinfónico. Detrás do balcão, uma notável colecção de copos das cervejeiras, e no seu extremo, Jordi, o anfitrião, atento ao cliente que chega e ao que parte, copo à frente - faz parte da confraternização com o frequentador, a partilha do amor á cerveja - cigarro entre os dedos, e sempre uma predisposição para o aconselhamento quando o cliente hesita, sem nunca se tornar intrusivo.
Face ao que se diz, naturalmente foram visitas que valeram a pena, e que, a quem visitar a bela capital da Catalunha e gostar de cerveja, aconselho. Tanto como às casas de Gaudi, ou ao Palau da Musica Catalana.
Numa primeira visita, não quis deixar de degustar a cerveja exclusiva da cervejaria, a El Flabiol “tostada”, uma cerveja feita segundo receita original pela Cervejeira belga DeProef, graças às relações privilegiadas que o catalão tem com muitos dos responsáveis das boas cervejeiras do “Plat Pays”. Trata-se de uma excelente “belgian style strong ale”, de cor escura e espuma intensa e cremosa. Belíssimo aspecto no copo, a que corresponde um corpo muito equilibrado de média gaseificação e sabor caramelizado intenso, com maltes e frutos silvestres à mistura, e um fim de boca redondo e “teimoso”
É pois, um exemplar a nunca recusar, e ao qual, o seu moderado grau etílico -6,4% Abv - ajuda a que a degustação seja feita com prazer, nunca com esforço
Para finalizar, uma referência para o ambiente da pequena/grande cervejaria: acolhedor é o menos que se poderá dizer. Familiar, talvez seja a palavra mais adequada.


El Flabiol Tostada - **********


Cervejeira: DeProefbrouerij, Belgica, para El Flabiol
Vol/Alc: 6,4% Abv
Ano: 2008
Tipo: Belgian Strong Ale
Copo: Tulip


Etiquetas: , ,

 
posted by Vic at 6/16/2008 10:28:00 da tarde |


0 Comments: