Ruivas, Louras & Morenas

domingo, 29 de junho de 2008
Não sei se alguém, de entre os que visitam a minha tasquinha, já reparou, mas raramente menciono as cervejas de que não gosto. Prefiro sempre guardar para mim, as más experiências, e, ao mesmo tempo, poupar publicidade às ovelhas ronhosas.
Mas desta, vou abrir uma excepção, porque neste nosso círculo de amadores cervejeiros, alguém - o filósofo cervejeiro Max Bahson - abriu uma Ronda, para cada um apontar a pior cerveja que bebeu.
Para começar, diga-se que não é tarefa fácil, tantas são as más cervejas que se vendem por aí. Poderia facilitar e referir desde logo, a Bud ou a ainda pior Bud Light. Mas para quê bater mais no ceguinho? Alguém no seu perfeito juízo ainda bebe a mistela americana? Depois, a Bud é tão má como uns milhares de outras lagers que se fabricam um pouco por todo o mundo.
Mas as minhas eleitas (não consigo decidir de entre as duas, qual a pior) são a Adelscott (ao que já li, parece ser uma quase unanimidade) e a Gordon Finest Platinium 12-12.
Da primeira, poderei dizer que tem um sabor acentuado a tintura de iodo. Ou talvez a Betadine, não sei bem. A cerveja, alega-se na garrafa, é uma smoked beer, e tem uma base de whisky. Bom, depois de provar, chego à conclusão que os cervejeiros se perderam numa altura qualquer da receita. Imbebível, foi uma das cervejas que não consegui acabar de beber.
Da segunda, veio a maior surpresa. Porque é um dos produtos da Martin’s, e até á altura, tinha boa opinião sobre esta cervejeira, que produz até uma das minhas cervejas favoritas, a Gordon Finest Scotch ( a Xmas também é excelente, mas já não diria o mesmo da Finest Gold). Mas esta Finest Platinium 12-12, que se intitula a mais forte Strong Ale do mundo, é uma desilusão completa. E nem se pode alegar que é por vir enlatada - o que eu detesto as latinhas! - porque a metal, não tem grande sabor. É mais a álcool misturado com mais umas coisas que juntaram para aquilo se assemelhe a cerveja, o que só remotamente é conseguido.
Haverá outras que me deixaram com um travo amargo na boca, mas estas duas gozam, sem dúvida, do privilégio de terem sido as mais marcantes…pela negativa.
A seguir, outros blogs fraternos, onde se opina sobre o assunto:
Sursum&Corda
CAAC Blog
Logia Cervecera
Buena Cerveza
BoaK & Bailey
Lupulo e Cereales

Etiquetas: , ,

 
posted by Vic at 6/29/2008 04:49:00 da tarde |


16 Comments:


At 29 de junho de 2008 às 18:00, Blogger Boak

Adelscott es horible, tambien no pudimos acabarla...

 

At 29 de junho de 2008 às 18:17, Blogger JC

"Da primeira, poderei dizer que tem um sabor acentuado a tintura de iodo. Ou talvez a Betadine, não sei bem. A cerveja, alega-se na garrafa, é uma smoked beer, e tem uma base de whisky".
Sugiro experimente um whisky de malte das ilhas (Skye ou Islay). Duas marcas que recomendo são Lagavulin ou Laphroaig. Lembrei-me delas por causa dos sabores a tintura de iodo. No caso destes whiskies (considerados para conhecedores), do iodo do mar, pois envelhecem em barricas expostas ao vento, salinidade e iodo. Não é coisa para se beber todos os dias (até pelo preço), mas, por exemplo, após uma boa refeição de comida alentejana (sugiro o "Galito") não encontro nada mais adequado.
Abraço

 

At 29 de junho de 2008 às 22:09, Blogger Chela

Otra de las peores cervezas?? que probé en mi vida. Para mi va en el mismo saco que la desperados, cubana 59, mongozo etc... Es un auténtico insulto a la cerveza y sobre todo al whisky.

Como bien dice el compañero JC, intentar decir que hay flavores de yodo y de maderas ahumadas es cuanto menos para dar risa.

Laphroaig de 12 con esos sabores a mar- es increíble lo que sabe a mar , es dificilmente imitable con flavorizantes artificiales, que es el mayor componente de este esperpento francés.

Otra de las cervezas que nunca acabé hjejejejejeje

Haya Salud amigo

P.S- No me olvidé de la revista eh? es que ando ida y vuelta a Andalucía y no tuve tiempo.Por cierto que riquísima la Duchess de Borogogne que tomé la semana pasada en la Internacional de Sevilla. Colofón genial para mi comida con Diebels. Espero poder volver este jueves.Les llegaba el envío de cerveza inglesa y tengo mucha gana de probar la Bateman's XB.

 

At 1 de julho de 2008 às 05:48, Blogger Pivní Filosof

Hola!
Gracias por venir a la ronda. Justo a tiempo. No probé ninguna de estas cervezas, por suerte.
Coincido que la Adelscott es un invento del marketing, una pseudo cerveza creada, quizás, para no tener que tirar excedentes.
En cuanto a la Platinium 12-12, me da la idea de una cerveza fuerte porque sí, sin ningún otro tipo de concepto o idea. Una cerveza extrema, como las que han estado levantando mucha polvareda últimamente entre los blogs cerveceros en inglés.
Na Zdraví!

 

At 2 de julho de 2008 às 02:41, Blogger rodrigo

Aqui no Brasil existem várias cervejas "dignas" de entrar nesse Hall das piores cervejas. Que tal uma bebida com gosto de cloro? Ou com o agradável aroma de água podre??

Abraços

 

At 2 de julho de 2008 às 09:31, Blogger Vic

Boak

Penso que até é difícil de descrevê-la, eheheh!

 

At 2 de julho de 2008 às 09:34, Blogger Vic

Meu caro JC

Não sei aquilatar da quualidade do whisky, não sou especialista nem sequuer conheço.
Mas o quue garanto é que a cerveja é intragável
Abraço

 

At 2 de julho de 2008 às 09:44, Blogger Vic

Amigo Chela

Uma mistela terrivel. E pelos vistos, é mesmo uma unanimidade...pela negativa, ehehehe
Quanto à Duchesse de Bourgogne, essa é mesmo das tais que se tem que aprender a gostar. Infelizmente, não conheço a bateman. Espero que por pouco tempo

Abraço

 

At 2 de julho de 2008 às 09:46, Blogger Vic

Foi um prazer poder participar, Max
E conta comigo para as próximas.
Quanto á Gordon, foi uma desilusão, porque esperava muito. As outras que tinha bebido, eram muito boas. Que pena...
Abraço

 

At 2 de julho de 2008 às 09:47, Blogger Vic

Amigo Rodrigo, tens que nos dizer quais são essas monstruuosidades...para nós não bebermos, ehehehe
Abraço

 

At 3 de julho de 2008 às 15:49, Blogger Pivní Filosof

Ahora que me acuerdo, probé la Gordon Platinum y tampoco me gustó. No me pareció mala en el sentido de intomable, pero sí falta de carácter, unidimensional y con el azúcar fuera de ritmo. Quizás sea porque es una strong lager, y los belgas al parecer no son tan buenos a la hora de elaborar lagers.

 

At 6 de julho de 2008 às 22:23, Blogger Edson Costa

Também tenho a Adelscott como a pior que já bebi até hoje. Estive a tentar lembrar-me de mais alguma digna de registo, mas neste momento só me ocorre mesmo a Adelscott.
Quanto à Gordon, já a vi à venda e estive quase a pegar-lhe, mas parece que é melhor não o fazer. Prefiro poupar as minhas papilas gustativas (e os meus euros) para néctares de melhor qualidade. Obrigado pelo alerta :D!

Grande abraço!

 

At 16 de julho de 2008 às 00:30, Blogger Chela

Amigo Victor, en el correo está lo prometido, espero te guste.

Por otro lado, me gustaría comentarte que ya puse el tema para la próxima ronda:La Ronda 2 y que Cotoya( nuestro gran fotógrafo y diseñador gáfico, anda, con vuestro permiso, buscando un logo para la Ronda, a ver que sale). CERVEZA O CERVECERÍALa Ronda que propongo tiene por tema la eterna pregunta de qué fué primero el huevo o la gallina, en este caso se trata de qué prefiere la gente antes La Cerveza o la Cervecería como dije esperamos los posts para el último weekend de Julio o posterior ( ya se sabe jejejeje). Haya Salud.

 

At 19 de julho de 2008 às 17:42, Blogger Vic

Max
E é preciso não confundir esta Gordon Platinium com outra que tem o mesmo nome e é vendida nuuma botella parecida com a da Deus, que essa é muito boa mesmo

 

At 19 de julho de 2008 às 17:44, Blogger Vic

Edson, como disse acima, não convém confundir esta Platinum 12x12 com a da garrafa de champanhe, hein?

Abraço

 

At 19 de julho de 2008 às 17:46, Blogger Vic

Amigo Chela, espero com expectativa a chegada da "encomenda".
Quanto ao tema, que me parece muuito curioso, tratarei do assunto o mais breve possível, pouis que ainda estou a recuperar do regresso de férias, eheheh!
Abraço