Ruivas, Louras & Morenas

sexta-feira, 27 de junho de 2008
Não sou de criar muitos preconceitos - se é que ao que a seguir exponho, assim se pode designar - mas sempre fui um pouco avesso a beber uma cerveja “porque estou com sede”. Talvez seja uma questão de respeito pela bebida, não lhe dar a pouca importância que se dá a um refresco, além de continuar a preferir sempre um copo de água fresca, em casos desses. Até porque, ao que parece, qualquer bebida alcoólica tem efeitos contrários aos que quem se pretende dessedentar, deseja.
No entanto, entendo perfeitamente as “desculpas” do amante cervejeiro, quando vislumbra um qualquer álibi para, em dias de canícula - e não só - enfrentar uma bela “loura” fresquíssima.
Ora a esses, recomendo sem hesitação, esta belíssima cerveja de trigo de Bayern.
E não hesito, porque é ela uma das minhas preferidas em dias de Verão. Seja a acompanhar um simples pires de batata frita, umas pipas de girassol, ou uma refeição mais elaborada.
De grande gola, como é apanágio neste tipo de cerveja, há que ter o facto em atenção ao vertê-la no copo, sob pena de ver desaparecer pelos bordos do mesmo, uma parte substancial da dourada bebida. O corpo, obrigatoriamente turvo, efervesce generosamente como um pujante champanhe.
De odores fortes a maltes, esta hefe-weizen não filtrada, exala também a primavera, a ervas do campo, e a citrinos. Que se transporta para os sabores. Marcadamente cítrica, tal poderá ajudar à tal tarefa dessedentadora. Muito suave, o final de boca tem um travo levemente amargo.Mais uma achega.
É sem dúvida, uma cerveja extremamente atractiva, refrescante e muito…drinkable.
Uma nota curiosa acerca do nome da cerveja. Ostenta ela um nome real, uma vez que a Cervejeira onde é elaborada foi durante 7 séculos propriedade da família real da Baviera, a principal responsável pela implementação da Lei da Pureza, ainda hoje em vigor, e que teve o monopólio das wheat beers na Europa durante largos séculos. Esta cerveja vai buscar o seu nome ao rei Ludwig I, um dos mais notáveis patronos da cerveja alemã, e a quem se deve a criação da Oktoberfest.
Konig Ludwig Weiss - **********


Cervejeira: Kaltenberg International / König Ludwig International GmbH & Co.KG, Alemanha
Vol/Alc: 5,5% Abv
Ano: 2008
Tipo: Hefeweizen
Copo: Flute
ou Weiss glass


Etiquetas:

 
posted by Vic at 6/27/2008 06:48:00 da tarde |


2 Comments:


At 28 de junho de 2008 às 15:10, Blogger rodrigo

bela cerveja essa... deu sede agora.. heheh
abraço

 

At 29 de junho de 2008 às 20:06, Blogger Vic

É mesmo. E com o calor que está...
Abraço