Ruivas, Louras & Morenas

segunda-feira, 28 de julho de 2008
Este mês de Julho tem sido especialmente agitado.
As minhas ausências prolongadas justificam-se por obras em casa - umas previstas, outras nem tanto - e que se previam acabar pelos meados do mês, pelo que, não podendo viver no meio de barulho e pó, decidi ausentar-me, e aproveitar para ter umas férias em sítio isolado, para aí o equivalente ao Pulo do Lobo para onde o nosso ilustre Presidente Cavaco, na altura um primeiro ministro interessado em “não” saber das notícias, decidiu há anos passar um fim de semana.
Regressado, e como sempre sucede nestas coisas, as obras estavam longe de conclusão, e a casa mais parecia cenário de um filme sobre os bombardeamentos da Bósnia, e que me tirou toda a vontade de por cá permanecer, o que, como é evidente, evitou que, durante mais uma semana, eu debitasse algo sobre o tema do blog.
Por fim, livre do pesadelo, eis-me, e mesmo depois de saber expirado o prazo da Ronda, desta vez com tema proposto pelo nosso prezado amigo Chela - Cerveja ou Cervejaria? - não quero deixar de corresponder.
Se há uns anos a pergunta me tivesse sido feita, não hesitaria em escolher a Cervejaria. Por esses tempos, a qualidade da bebida não era importante. Poder-se-ia dizer, que era então, mais um bebedor de minis ou imperiais. Mas devido a motivos que decerto não vos interessarão muito, antes contribuiriam para vos maçar, pelo que vou omiti-los, deixei-me um pouco desses convívios, tendo-me tornado mesmo, um quase abstémio.
Voltei `cerveja, quando um dia me deparei com a tal extraordinária cerveja que já referi, a Duvel, e que me fez quebrar os meus “quase” votos. Chamou-me ela para uma outra forma de ver a cerveja, e, estou certo, hoje aprecio a nobre bebida com outros olhos, e respeito-a muito mais do que antes.
Vejamos então: para mim, o mais importante é a cerveja. Não sendo um bebedor solitário - aliás, nunca bebo só - o que mais aprecio é experimentar cá por casa novas cervejas, conhecê-las, e, naturalmente, se me agradarem, ir juntando algumas garrafas das minhas cervejas preferidas na minha “bieroteca” para meu futuro prazer. Posso dizer, que por cá nunca faltam as Chimay Bleu, as La Trappe Dubbel ou as Rochefort Trappiste 10, bem como algumas outras. E junto a elas, algumas novidades que vou encontrando, como estas lituanas da foto, que encontrei no ECI, e sobre as quais me debruçarei em altura oportuna.
Depois, e se acho que valem a pena, é convidar os meus mais chegados, para ter o prazer de os ver surpreenderem-se com a “nova” descoberta, o que me fornece uma dose extra de prazer. Porque se há coisa que, creio, agrada a todos, é poder partilhar com aqueles de quem se gosta, as coisas boas da vida.
Outra vertente da questão, que muito me agrada, é juntar o prazer de viajar, com a “descoberta” de novos sítios onde a cerveja é tratada com a deferência que merece.
Resumindo, não enjeito o convívio na Cervejaria. Mas acho sempre que a melhor “Cervejaria” que há é a minha casa, porque é nela que encontro as melhores cervejas, e o sítio privilegiado para as partilhar com a parte mais importante da minha vida.

Etiquetas:

 
posted by Vic at 7/28/2008 03:03:00 da tarde |


2 Comments:


At 28 de julho de 2008 às 16:16, Blogger Chela

No te preocupes amigo Victor, lo primero es lo primero.

Gracias por participar, ya te incluí en el resumen mensual ya que aportas dos puntos de vista interesantes.Por un lado eso de que la mejor cervecería está en tu casa y lo de compartir con tus amigos para sorprenderlos con nuevas y sabrosas cervezas.

Entiendo tu postura y la comparto al 20% jejejeje. Mi alma de taberna me hace disfrutar enormemente de los bares y de la cerveza en los bares. Por suerte en las dos ciudades donde más tiempo paso de mi vida (Oviedo y Salamanca) tengo muy buena oferta y te sorprendería ver la cantidad de buena y no tan cara cerveza de la que se puede disfrutar. Bien es verdad que no todas las ciudades ni todas las regiones españolas tienen tanta oferta como Asturias o Barcelona pero yo siempre me las arreglo para encontrar algo nuevo jejejeje.Olfato, golferío, carne de taberna ?? quien sabe.
Haya Salud

 

At 28 de julho de 2008 às 16:19, Blogger Chela

Sobre las Svyturis:

Espero a ver tus notas.Hace un par de Años ECI trajo en su feria de Europa( esa que este año no celebraron los malditos) toda la gama, siendo la 1850 especial una de las mejores cervezas lager que probé de la zona norte de Europa(de los países por encima de Chequia y Alemania claro jejeje). La Baltus es una cerveza muy adecuada para el verano,un trigo muy ligero y suave, quizás demasiado.El resto son pasables aunque la oscura tiene un toque a caramelo que la hace interesante, la probé hacer poco en mi cervecería favorita, El Lúpulo, y aunque me gustó creo que sus 7% la hacen másapreciable a partir del Otoño

Haya Salud