Em contrapartida, quando sou presenteado com uma daquelas que fazem a diferença, a minha satisfação é maior do que as palavras, escritas ou ditas, podem transmitir.
Com esta St. Bernardus 12, cerveja com que a Brouwerij S. Bernardus nos brinda, já me tinha defrontado num bar de Madrid, e embora já na altura se tenha demonstrado extremamente agradável, numa segunda experiência, desta vez em ambiente doméstico e degustada com outros cuidados, conseguiu surpreender.
De aromas e sabores apurados, líquido escuríssimo e turvo, com uma gola pouco persistente, densidade quase pastosa - cremosa talvez seja a palavra exacta - tem sem dúvida lugar cativo entre as grandes cervejas que se produzem por esse mundo fora.
Neste momento, distanciado já do dia em que tive o privilégio de a beber - em boas companhias, que é algo frustrante não partilhar estes momentos de prazer - creio que dar notas técnicas de degustação se torna quase que uma tarefa despicienda, até porque a complexidade desta cerveja a torna difícil de a deixar definida em palavras.

Já agora, e a título de curiosidade, uma vez que falei nas “melhores cervejas do mundo”, aqui deixo a lista das 10 melhores cervejas, segundo os apreciadores da Beer Advocate, uma das maiores e mais acreditadas comunidades cervejeiras do mundo virtual:
1º - Westvleteren 12 (10,2% Abv, quadrupel)*
2º - Dark Lord Imperial Stout (13% Abv, russian imperial stout)
3º - Kate the Great - Russian Imperial Stout (9,5% Abv, russian imperial stout)
4º - Pliny the Younger (11% Abv, IPA)
5º - The Abyss (11% Abv, imperial stout)
6º - Founders Kentucky Breakfast Stout (10% Abv, american double imperial stout)
7º - Westvleteren 8 (8% Abv, dubbel)*
8º - Darkness (10,3% Abv, russian imperial stout)
9º - Pliny the Elder (8% Abv, American double imperial IPA)
10º - Rochefort 10 (11,3% Abv, quadrupel)*
- assinaladas com um * as que já tive o prazer de conhecer.
- entre parêntesis o grau alcoólico e o tipo de cerveja.
Como mera curiosidade, a St. Bernardus 12 encontra-se classificada em 18º lugar. De referir também que na elevada percentagem de cervejas oriundas de cervejeiras norte-americanas, terá em certa medida a ver, com a predominância de americanos no painel de críticos da BeerAdvocate.
Por fim, de referir ainda a preferência demonstrada pela maioria pelas russian imperial stout e pelas quadrupel.
Cervejeira: Brouwerij St. Bernardus, Bélgica
Vol/Alc: 10,5% Abv
Ano: 2007
Tipo: Quadrupel
Copo: Goblet


Etiquetas: St. Bernardus Abt 12
