
Mas desta, vou abrir uma excepção, porque neste nosso círculo de amadores cervejeiros, alguém - o filósofo cervejeiro Max Bahson - abriu uma Ronda, para cada um apontar a pior cerveja que bebeu.
Para começar, diga-se que não é tarefa fácil, tantas são as más cervejas que se vendem por aí. Poderia facilitar e referir desde logo, a Bud ou a ainda pior Bud Light. Mas para quê bater mais no ceguinho? Alguém no seu perfeito juízo ainda bebe a mistela americana? Depois, a Bud é tão má como uns milhares de outras lagers que se fabricam um pouco por todo o mundo.
Mas as minhas eleitas (não consigo decidir de entre as duas, qual a pior) são a Adelscott (ao que já li, parece ser uma quase unanimidade) e a Gordon Finest Platinium 12-12.
Da primeira, poderei dizer que tem um sabor acentuado a tintura de iodo. Ou talvez a Betadine, não sei bem. A cerveja, alega-se na garrafa, é uma smoked beer, e tem uma base de whisky. Bom, depois de provar, chego à conclusão que os cervejeiros se perderam numa altura qualquer da receita. Imbebível, foi uma das cervejas que não consegui acabar de beber.
Da segunda, veio a maior surpresa. Porque é um dos produtos da Martin’s, e até á altura, tinha boa opinião sobre esta cervejeira, que produz até uma das minhas cervejas favoritas, a Gordon Finest Scotch ( a Xmas também é excelente, mas já não diria o mesmo da Finest Gold). Mas esta Finest Platinium 12-12, que se intitula a mais forte Strong Ale do mundo, é uma desilusão completa. E nem se pode alegar que é por vir enlatada - o que eu detesto as latinhas! - porque a metal, não tem grande sabor. É mais a álcool misturado com mais umas coisas que juntaram para aquilo se assemelhe a cerveja, o que só remotamente é conseguido.
Haverá outras que me deixaram com um travo amargo na boca, mas estas duas gozam, sem dúvida, do privilégio de terem sido as mais marcantes…pela negativa.
A seguir, outros blogs fraternos, onde se opina sobre o assunto:
Sursum&Corda
CAAC Blog
Logia Cervecera
Buena Cerveza
BoaK & Bailey
Lupulo e Cereales
Etiquetas: Adelscott, Gordon 12-12, Pior Cerveja
